IViews Print E-mail

K1ck I-Views

Our goal is to give voice to the ppl involved in the eSports world, so we have created a i-views Section with i-views performed by our own ppl, focused on aspects that we think might be interesting and that sometimes ppl forget about them.

We wish to thank everybody involved for their time spent with this project.

/< Lourenço

 Portugal Logo Lourenço "/< Lourenço" Silva, Halo 3 Player, January 2008


/< - How is the participation of K1ck in Halo 3 going ?
Lourenço - The participation of K1ck in Halo 3 is going quite well. We have played in several online tournaments with good results, such as Console Sport League, Game Battles and oTourneys.

/< - With great results in Halo 2, do you think that you can keep up the pace with Halo 3 and even do better ?
L - I am sure that we will do better because we have a stronger teamplay, matching up with the best teams in the world.

/< - What is the meaning to you, receiving the AK Award for best console player of the 2007 year, in the company of several players that are a reference to the eSports community ?
L - I enjoyed it pretty much, seeing my name in a list of great eSports references.

/< - With several trips around the world playing in eSports tournaments, which are the best memories you have ?
L - To me, the best tournament was XL in Birmingham organized by Matchbox 360, because we have won vs the best european team, after always losing online. It was also the most competitive event that I attended.

/< - Would you rather play in a team or 1on1 ?
L - I'd rather play in a team because it is much more complex and we have to worry about the communication, strategy and teamplay.

/< - Which will be your next game in Xbox ?
L - Recently I have played COD4 with the rest of the Halo 3 team members, to attend the XL Party where we got a 2nd place. For the time being, I will play Halo 3, Call of Duty 4 and Gears of War, but if a new game of this type comes out, I may play it.

Man_s

 Portugal Logo Pedro "Man_s" Tavares, Dead or Alive 4 K1ck Player, March 2006


/< - Mais um campeonato internacional. Como defines a tua prestação no SEC2006 ?

Bom, considero que a prestação foi razoável. Devido ao elevado preço da consola e do jogo em questão, reunir fundos para a poder comprar não foi fácil. Daí que apenas tenha podido treinar durante uma semana o que para uma competição deste género é ridículo. Felizmente, e apesar de diferenças significativas com a anterior versão utilizada em Singapura, consegui adaptar-me com relativa facilidade. O facto do jogo ser excelente e ainda mais agradável de jogar que a versão anterior também ajudou.


/< - Pela primeira vez uma Medalha para Portugal. Já te apercebeste que vais figurar nos livros de História dos nossos eSports, não só pelo brilhante trabalho que tens feito mas também por teres sido o primeiro medalhado ?

É possível que sim, ainda que não me pareça que as pessoas se tenham apercebido do que realmente se passou. Sendo um jogo de consolas é logo imediatamente desvalorizado e não existe sequer uma comunidade de Dead or Alive em Portugal. No entanto, eu sei o que fiz e o que consegui e se tudo correr bem, não vou ficar por aqui.


/< - Achas que esta medalha poderá fazer alguma diferença nos eSports Portugueses e na forma como são encarados no nosso país ?

Dada a pouca atenção de que foi alvo, duvido. Se tivesse sido uma equipa de Counter-Strike a conseguir um êxito semelhante, talvez tivesse uma repercussão bem maior no estado das coisas. Sendo assim penso que não. No entanto, para mim, já me bastava que isto fizesse com que a própria Microsoft olhasse para Portugal de forma diferente e não como um apêndice de Espanha onde vende pouquíssimas consolas e que não merece fazer parte da comunidade online criada pelo (excelente diga-se) sistema Xbox Live.


/< - Estas participações em Campeonatos Europeus e Mundiais são para continuar ?

Enquanto tiver oportunidade e tiver jogos que me dêem prazer em jogar e que possa treinar com as condições que possuo, é claro que sim. Eventos deste género dão origem sempre a experiências excelentes, como espectador e principalmente como jogador. Tendo tido a hipótese de ter sucesso seria pouco inteligente da minha parte não tentar novamente.

VGSpeedPro

 Portugal Logo Rogério "VGSpeedPro" Barroso, Need For Speed Most Wanted Player, March 2006 at SEC2006


/< - Mais um campeonato internacional. Como defines a tua prestação no SEC2006 ?

Considero que foi bastante positiva. Tive apenas quatro dias para aprender o jogo, portanto este quinto lugar é mais do que pensei poder conseguir. Estou particularmente satisfeito com o facto de ter sido o melhor keyboarder em prova, e o único Carrera GT Driver que conseguiu bater os BMW.


/< - O Need For Speed está em desenvolvimento em Portugal ou parou no tempo ?

Com o Need For Speed Underground 1 em que não era preciso comprar o jogo, a comunidade era bastante aceitável. Com o Underground 2 em que ter uma key válida era fundamental, os jogadores continuaram a jogar o Underground 1 e a comunidade estagnou, e isso foi visível na última OLP onde alguns skills básicos de Underground 2 criaram surpresa.
O Most Wanted parece estar a conquistar a comunidade, resta agora ver se é só "tesão de mijo".


/< - Estas participações em Campeonatos Europeus e Mundiais são para continuar ?

Sim, vou continuar a treinar para isso.

Solid

 Portugal Logo Tiago "Solid" Nunes, Warcraft 3 Player, March 2006 at SEC2006


/< - Mais um campeonato internacional. Como defines a tua prestação no SEC2006 ?

Tentei fazer o meu melhor e penso que o fiz, só que ainda me falta um bocado para estar à altura dos meus oponentes que eram dos melhores da Europa e do Mundo. O Grubby é considerado o melhor jogador do Mundo e o Vankor o melhor undead da Europa.


/< - É muita a diferença entre as comunidades do Warcraft 3 em Portugal e no resto do Mundo ?

Em termos de qualidade temos um bocado de atraso em relação aos melhores países da Europa no Warcraft 3. A nossa comunidade é grande, não temos é muitos jogadores a fazer solo.


/< - Estas participações em Campeonatos Europeus e Mundiais são para continuar ?

Talvez, conforme o que for acontecendo na Universidade, vou provavelmente tentar qualificar-me outra vez. Estes eventos são uma experiencia unica e só quem os vive é que se apercebe da sua grandiosidade.

Skew

 Portugal Logo Nuno "skew" Marques, K1ck Unreal Tournament 2004, Dezembro 2005


/< - Como te tornaste jogador de Unreal Tournament ?

Há cerca de 3 anos comecei a ver amigos meus a jogarem a demo do ut2003, e como tinha acabado de ter um bom computador, meti adsl e experimentei, never stopped since :>.


/< - Para ti qual é a melhor versão do jogo ?

A versão mais divertida de jogar terá que ser ut2003 com a inclusão de alguns saltos e de fast weapon switch, que torna o jogo bonito de se ver e mais skilled até, mas a versão mais competitiva em 1on1 ou tdm é ut2004.


/< - E o UT2007, achas que poderá bater tudo o que saiu até agora e até ser integrado numa CPL ou WCG ?

Acho que quando o jogo sair vai ter alguma adesão pelo factor novidade, bom motor gráfico etc. Para jogar competitivamente, acredito que a eswc e wcg vão incluir o jogo em 2007, e é provável ser um dos jogos oficiais da próxima world tour. Ut2007 não me parece que vá bater quake, pois criou-se um entusiasmo fora do normal à volta desse jogo, onde nem era caso para tal, pois o jogo atm não está nada de especial nem de diferente para justificar esta "euforia".


/< - Que aconteceu na Giga Liga, em que após teres ficado brilhantemente em primeiro na ladder e seres escolhido para o Grand Slam, o teu nome e foto misteriosamente desapareceram do dia para a noite do quadro de honra ?

Magia i guess 8>. Fui banido duas vezes dessa liga, primeiro por não ter mandado um mail com a minha foto, nick (cujas informações estavam todas no meu profile na gigaliga) e uma frase em alemão a dizer que podia participar na final sendo essa transmitida na tv, e depois por não saber falar alemão. Se não me tivessem banido seria a pick nº5 dos 12 que estão agora nos playoffs, sad :\.


/< - Que achas do momento actual dos Jogos Online em Portugal ? Melhor, igual ou pior que no passado ?

Igual tbh :|, não há nada para destacar.


/< - E das organizações que existem actualmente ? Clans, Associações e Gestores de Eventos ?

A partir do momento que começam a haver associações em vez de clans é porque alguma coisa está a melhorar :). Na minha opinião, a organização que coordenou a wcg.pt está de parabéns, fazendo um evento maior (embora no mesmo sítio), mas sem margem de dúvidas a melhor organização é a fraglider, que mais uma vez fez o melhor evento de gaming competitivo de portugal, e que este ano vai ser na exponor :O, am lookin’ forward to it.


/< - Até onde já chegaste e até onde pode ir a tua carreira brilhante na EuroCup XII - UT2004 1on1 DM da Clanbase ?

Neste momento estou qualificado para os playoffs da eurocup que só devem começar em 2006. Prefiro não prever possíveis resultados, senão alcançá-los passa a ser mais uma coisa para me preocupar, e como não tenho grandes achievements em ut2k4 1on1 sou mais ou menos visto como um underdog, portanto não tenho também que me preocupar com expectativas de fora :).


/< - É verdade que o único jogo em que os Portugueses podem aspirar a primeiros lugares em competições internacionais é o UT ?

Lol flamy question, e a resposta obvia é não, claro que não, qualquer equipa em qualquer jogo pode ter bons resultados, só tem é de se preparar para tal, e se ut teve bons resultados foi porque os jogadores (Neutro e Hypno) treinaram para tal.
Uma coisa é certa, UT sempre foi o jogo onde portugal obteve melhores resultados internacionalmente, e uma nota já agora, acho absurda a ideia que o sucesso de uma equipa num jogo esteja directamente relacionado com o facto se o player ou equipa serem patrocinados, quando quer para a eswc ou wcg há sempre qualifiers a nível nacional e já tivemos muitos jogadores em grandes eventos que se não ganharam não tem nada a ver com o facto de terem Intel escrito na tshirt.


/< - Para terminar, últimas palavras, e já agora, que jogos pensas vir a jogar ?

Quando acabar a eurocup mudo para quake4 e depois logo decido se mudo para ut2007 quando chegar, pelo menos é o que eu quero fazer :). Quero agradecer ao Spirit, ao nosso sponsor qpad e aos meus mates psy,thunder,hypno,ecko.

Xelion

Sweden Logo Xelion, Counter-Strike Swedish Division Manager, September 2005


Evermist: Hello Xelion could you explain us who you are and how you became a manager?

Xelion: Hello Evermist, my name is Jesper Jerremalm and I live in Uppsala. At the moment I study and on my spare time I work for k1ck as manager.
I've been in the counter-strike scene since 2.0 Beta in 1998, but lately I've been working in organization and management.


Evermist: What will you do for k1ck.se?

Xelion: I will try to build up the organization and change the k1ck.se players goals into a higher level.
Then we will engage new sponsors and show them we are a promising new team for the cs swedish scene.


Evermist: What do you think about K1ck.se's new lineup, that will soon be announced, so far?

Xelion: The team that will be announced as k1ck.se will be a very strong and smart lineup. In the beginning, we will be practicing hard to get a better teamplay and some bootcamps are planned in the future.
But of course we have big expectations on ourselves, so we've got a long bright way to go.


Evermist: Sounds good, any shout outs to end this interview?

Xelion: I would like to thank you Evermist for this great interview and all the other stars in k1ck and EclipZ of course!


Evermist: Thank you =) I would like to thank you for the good answers and of course Hektic for the good translation =).

Man_s

Portugal Logo Pedro Tavares aka Man_s, responsável pela ESportsPlanet, Agosto 2005


/< - Hi, qual a posição que ocupas dentro da ESports Planet ?

Olá, o meu nome é Pedro Tavares aka Man_s, tenho 23 anos e moro em Lisboa. "Oficialmente" tenho o título de director executivo, ou seja, sou responsável por supervisionar todo o conteúdo do site.

/< - Porquê este gosto pelas News ? Dinheiro, Hobbie, apenas gosto ou tens outro motivo qualquer ?

Bem, dinheiro não é com certeza. :) Sempre gostei de escrever, e comecei a explorar esta minha faceta na altura em que estava nos HS. Quando estreámos o site, tínhamos como objectivo dar a conhecer algo sobre o clã, e como tal, aproveitei para ir colocando algumas notícias não só sobre a nossa actividade, como dar a conhecer algo do que se passava lá fora, coisa que poucos conheciam. Há que ver isto à luz da comunidade da altura (2001), onde eram raros os sites de notícias, não havendo nada em Portugal a fazer algo similar e os torneios de LAN eram raríssimos.

A princípio fazia aquilo mesmo só pelo gosto pessoal, no entanto, quando houve uma altura em que tive alguns problemas e não pude actualizar o site tão regularmente como queria e comecei a receber mails a perguntar o que é que se passava, percebi que de facto havia já bastantes pessoas a visitá-lo. O facto de estar em inglês tornou-o igualmente acessível a um maior universo de pessoas. Isso motivou-me para continuar a "trabalhar neste ramo" e aqui estou.


/< - Como vês a concorrência no nosso país nos sites de News e quais consideras verdadeiramente teus concorrentes ?

Conheço muito poucos sites de notícias nacionais. Aliás, que eu saiba, o ESP é o único "site de notícias de eSports" a nível nacional. Todos os outros contêm notícias, não sendo esse o seu principal campo de actividade. Dito isto, pode-se dizer que neste momento o FRAGlíder é o site mais próximo de ser concorrente, devido até à tentativa de aproximação a nível estético e de apresentação de conteúdos.

A concorrência, seja no que for, é sempre salutar, pois leva a que se elevem os padrões de qualidade. Neste caso, penso que não estarei a cometer nenhuma grande incorrecção se disser que temos estado, desde a nossa concepção, a liderar no que toca aos sites de notícias de eSports portugueses (quando digo isto, digo em termos de conteúdo, funcionalidade e informação para o utilizador, não em termos de hits ou popularidade). Não fosse o aparecimento e desenvolvimento do ESP, talvez outros sites não teriam enveredado por certos caminhos que acabaram por seguir. E isso deixa-nos satisfeitos, pois sentimos com o nosso trabalho, levámos a que no geral, a comunidade ficasse melhor servida.


/< - Achas que em PT os sites de news estão ao nível dos que se vêem noutros países ?

Tendo em conta os meios disponíveis, penso que o nível geral dos sites em todo o mundo é equivalente. Haverá um ou outro site que dispõe de mais meios e como tal tem uma qualidade que se pode considerar superior à maioria, mas esses já conseguiram, felizmente para eles, fugir um pouco ao amadorismo que domina este tipo de sites. O que não quer dizer que, exactamente por terem um nível de expectativa mais elevado, não cometam erros iguais ou piores que os outros.


/< - Que gostavas que acontecesse a nível de sites de News em Portugal ?

Tal como em todos os ramos de actividade, não se faz nada sem apoios. No que concerne ao ESP, todo o trabalho é voluntário, e por vezes há quem se esqueça disso. As deslocações, o material utilizado, o tempo, o trabalho, é dado, sai do nosso bolso (e do nosso sono). Não há nada em troca para além da satisfação pessoal de se fazer aquilo de que se gosta. Como é lógico, gostaria imenso de conseguir apoios a vários níveis de forma a elevar o ESP a outro patamar. Com outros meios, faríamos certamente um trabalho ainda melhor.

Gostava também, acima de tudo, que se melhorasse o nível da escrita. É um dos pontos fulcrais que, dentro do que é humanamente possível, tento controlar com o maior rigor no ESP e que vejo que é menosprezado, senão mesmo totalmente ignorado noutros sites. Cada pessoa que escreve devia ter a noção que o que está a escrever pode ser lido por inúmeras pessoas com vários graus de escolaridade e de várias idades. Quem escreve com o objectivo de informar não pode esquecer que tem o dever de instruir. Infelizmente, não falo só dos sites de eSports, falo também da imprensa no geral, cuja qualidade tem decrescido a pique a este respeito.


/< - Eras capaz de deixar a ESP se aparecesse um site internacional que te propusesse meter news no site deles ?

Isso é sempre muito subjectivo. Ter o trabalho que tenho no ESP para um site estrangeiro sem obter nada em troca a não ser o pseudo-reconhecimento, nunca o faria. Se estivéssemos a falar de uma oportunidade a nível profissional, seria cínico e desonesto da minha parte dizer "nunca". Dependeria sempre da oportunidade e das condições. Mas mesmo assim, não abandonaria o ESP, pois foi algo que ajudei a criar.


/< - Falando do objecto das news, como têm evoluido os Esports nacionais ?

Para quem anda nisto há tanto tempo como eu, a evolução é notória. Ainda nos falta muito para chegar ao nível que certamente todos desejamos, mas já estivemos bem mais longe.


/< - Profissionalismo nos Esports em PT é possível em breve ?

Depende de muitos factores, inclusive do que se entende por "profissionalismo". Em breve diria que não, bastando para isso ver quantos jogadores / equipas a nível mundial são profissionais neste momento. Ainda demorará algum tempo até que se atinja esse propósito mas espero que um dia seja possível.


/< - E profissionalismo nas news sobre Esports ?

Uma coisa levará à outra. No início, os repórteres desportivos, relatadores, não eram jornalistas profissionais. Temos inúmeros casos de pessoas que começaram apenas com um oportunidade casual e se tornaram grandes figuras do jornalismo desportivo. Penso que com os eSports acontecerá o mesmo.

No nosso caso específico, é uma coisa já semi-organizada, mas como já referi, totalmente amadora. Que eu saiba, a única pessoa que tem alguma formação a nível jornalístico sou eu, e mesmo assim algo limitada. No entanto, nada como a experiência para nos ir ajudando a ficar cada vez mais "profissionais".


/< - Para terminar, últimas palavras, e já agora, que jogos jogas ?

Eu comecei em 99 pelo HLDM e posteriormente CS (isto a nível online). Como sou fanático de jogos, jogo muita coisa em muitos formatos... Neste momento saí de certa forma da "reforma competitiva" apenas para treinar, quando o tempo assim permite, Dead or Alive 2 Ultimate, com o objectivo de ir a Singapura para os WCG 2005. Wish me luck! ^^

Obrigado pela entrevista, boa sorte para vocês e continuem a visitar o site esportsplanet, pois sem leitores o nosso trabalho de nada serve.

XFaktor

Portugal Logo João Rei aka XFaktor, responsável pela Fraglider, Agosto 2005


/< - Hi, qual a posição que ocupas dentro da Fraglider ?

Olá, chamo-me João Rei, 31 anos e sou Chairman of Information Officer, querendo isto dizer que sou responsável pelas áreas técnicas e de conteúdos relativamente a toda a “web” do Fraglíder (site, fórum, downloads).


/< - Porquê este gosto pelas News ? Dinheiro, Hobbie, apenas gosto ou tens outro motivo qualquer ?

LOL! Se tivessem que me pagar pelo meu trabalho acho que não tinham o suficiente. ;)
Apenas um hobbie, digamos que ando nisto por caturrice!


/< - Achas que em PT os sites de news estão ao nível dos que se vêem noutros países ?

Do ponto de vista de notícias as coisas até vão relativamente bem. Mas do ponto de vista de cobertura de eventos não há capacidade de investimento para se fazer uma boa coverage, no local, com entrevistas, features exclusivas, etc. Hoje em dia chama-se coverage a uma notícia em que se fazem updates de resultados... O que na minha opinião não tem nada a ver! Convites para ir lá fora até há... Não há é dinheiro para viagens e estadias...


/< - Como vês a concorrência no nosso país nos sites de News e quais consideras verdadeiramente teus concorrentes ?

Concorrência saudável é sempre bem vinda! Sites de notícias ao nível de Esports é claro que só há o eSportsPlanet, que tem pautado pela qualidade de conteúdos, mas considero o Fraglíder muito mais do que apenas um site de news. Já tive oportunidade de dizer que acho óptima a existência de mais e melhores sites de notícias, porque quem ganha é o utilizador. Ser único em algo não é saudável, especialmente porque se não há concorrência há tendência para a inércia.


/< - Que gostavas que acontecesse a nível de sites de News em Portugal ?

Que os utilizadores dos mesmos não inventassem inimizades onde não existem.


/< - Eras capaz de deixar a Fraglider se aparecesse um site internacional que te propusesse meter news no site deles ?

Não! Sou mais gestor que newswriter, para além disso a scene internacional não me diz grande coisa. E confesso que já não me metia noutra aventura destas.


/< - Falando do objecto das news, como tem evoluido os Esports nacionais ?

É como tudo por cá... Evolui à tuga!
Para melhor do ponto de vista competitivo e de skills. Cada vez há mais jogadores a dar nas vistas e mais e melhores competições.
Por outro lado tenta-se imitar a estrangeirada pensando que cá também há os mesmos apoios, ou que as empresas portuguesas sabem o que são os Esports ou estão interessadas em investir...


/< - Profissionalismo nos Esports em PT é possível em breve ?

Ser profissional no sentido literal de viver disto, óbvio que resposta é não!
Por três razões fundamentais.
1º- Talvez a mais importante: Maturidade.
2º- Para existir profissionalismo tem que existir dinheiro, se existe dinheiro, existe investimento, mas para existir investimento têm que existir perspectivas de retorno. Este é o ciclo económico básico e hoje tem-se uma perspectiva muito errada do que é um patrocinador, porque são muito poucas as equipas que podem “oferecer” retorno de algum investimento.

3º- Por outro lado com prize moneys baixos em torneios nunca se poderá atingir um patamar realmente interessante. Se calhar por ter 31 anos, 2 filhos e vida própria faço outras contas. Imaginemos um primeiro prémio de 1.000€ numa qualquer lan deste país. Nada mau, em caso de vitória dá 200€ por jogador, pelo que com deslocação, estadia, refeições... Sobra quase nada! E isso sem falar em equipas que já têm management/staff a ganhar uns trocados... Ou seja joga-se para não perder. Se bem que a maior parte tem o patrocínio dos pais para essas despesas.

Por tudo isto penso que se está longe!


/< - E profissionalismo nas news sobre Esports ?

Profissionalismo de fazer bem feito, ainda falta, mas penso que o caminho está correcto.
Profissionalismo de viver disto, só com a existência de uma publicação em papel e que não seja restrita aos Esports, porque a comunidade de Esports nacional é pequena, apesar de acharem que não.


/< - Para terminar, ultimas palavras, e já agora, que jogos jogas ?

Começando pelo fim, jogo ou joguei quase todos os mod’s de Half-Life. De Death Match a Natural Selection. O meu jogo de eleição era CS, que jogo desde a 1.2b, mas actualmente estou mais dedicado ao DoD. É mais dinâmico e mais rápido. Confesso que estava longe de ser entrevistado... Boa sorte aos k1ck, continuem a visitar o Fraglíder. Joguem muito e divirtam-se com isso, que esse é que deveria ser o objectivo principal de tudo isto!

Silver Sponsors
K1ck Sponsors
K1ck Game Servers
K1ck Media
Game Servers uk
Game Servers es
K1ck Supporters
Site Statistics
Members: 1
News: 1026
WebLinks: 219
Syndicate